Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Data: 16/05/2016 Hora: 00:00:00
HISTÓRIA DE ECHAPORÃ
Webline Sistemas

O Município foi fundado por Santiago Fernandes, com o nome de Bela Vista

 

Descrição: Descrição: Descrição: http://www.echapora.sp.gov.br/Figuras/Prefeitos/image035.jpgUm relato simples do que foi o passado de nossa cidade, onde muita luta, muito sangue forte, unidos num ideal sadio, deram um princípio digno do trabalho que hoje reflete a nossa querida Echaporã.

 

Foi em 1922, que procedendo de Catequese, Santiago Fernandes veio para os altos da serra do mirante, dando início a um patrimônio que viria com o tempo a ser a bela e progressista Echaporã.


Naturalmente, impressionado pela beleza da imensa planície, e pela riqueza que seu solo sempre ofereceu aos olhos daqueles que são amantes do trabalho, Santiago Fernandes tomou uma das mais belas atitudes, e que por certo sempre será mencionada com destaque através da história de nosso rico município, pois, contanto com a ajuda daqueles que o acompanhavam, realizou a primeira derrubada, dali surgindo uma área suficiente para a localização da primeira igreja, que tão acertadamente foi dedicada a Nossa Senhora Aparecida que desde então vem sendo alvo das mais significativas homenagens nesta terra.

Ainda nessa época, instalou um pequeno cemitério, dando um início sólido ao seu patrimônio.


Descrição: Descrição: Descrição: http://www.echapora.sp.gov.br/Figuras/Prefeitos/image036.jpgFoi muito festiva para a família de Santiago Fernandes e para os demais moradores, que haviam construído as primeiras casas, a data de 8 de setembro de 1924, dia em que vindo de Campos Novos, celebrou a primeira missa nesta localidade, o Padre João di Longue, então vigário de Campos Novos, batizando com o nome de Bela Vista, o então pequeno patrimônio.

 

O nome de Bela Vista perdurou até 30 de novembro de 1944, quando o decreto 14.334 mudou-o para Echaporã.

 

Dura era a luta dos que aqui residiam sob a orientação do bravo Santiago Fernandes, pois as dificuldades naturais da época duplicavam o trabalho para o progresso de Bela Vista.

 

Em 5 de dezembro de 1928, instituiu-se o Distrito de Paz de Catequese, ao qual ficou pertencendo Bela Vista.

 

Descrição: Descrição: Descrição: http://www.echapora.sp.gov.br/Figuras/Prefeitos/image039.jpgNossa cidade, então patrimônio situado no centro do município de Campos Novos, apresentou-se como gigante no progresso, culminando com a transferência para Bela Vista, do município de Campos Novos, e do distrito de Paz de Catequese. Esse fato ocorreu-se em 30 de novembro de 1938, cuja mudança foi autorizada pelo decreto 9775, que dizia atender as necessidades do povo, procedendo a essa centralização da administração municipal para esta localidade.

 

Nova festividade estava marcada para o povo echaporense, e isto foi em 1° de janeiro de 1939, quando se instalou o município de Bela Vista, cuja administração passou a compreender cinco distritos: Bela Vista, Campos Novos, Fortuna, Lutécia e Casa Grande.

Foi prefeito municipal o Sr. Guilherme Gianazzi em continuação ao mandato que procedia de Campos Novos Paulista, tendo posteriormente passado o cargo para o nosso segundo mandatário, senhor Arlindo Eiras.

 

A revisão territorial foi realizada durante a gestão de nosso segundo prefeito municipal, e o decreto n° 14.334 de 30 de novembro de 1944, fez do município Echaporense, então Bela Vista, apenas um terço do que era tendo sido retirados quatro distritos que passaram a integrar municípios vizinhos, tendo nessa mesma ocasião, em lugar de Bela Vista mudado o nome desta localidade para Echaporã.

 

 

Fonte: Comunicação Prefeitura Municipal de Echaporã

 

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro