Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Data: 10/08/2017 Hora: 00:00:00
MUDAS DE ÁRVORES -2017
Webline Sistemas

MUDAS DE OITI GRATUITAS

OS MORADORES DA ZONA URBANA DE ECHAPORÃ PODEM GANHAR ATÉ DUAS MUDAS POR CALÇADA DE ÁRVORE OITI.

 

A Secretária Municipal de Meio Ambiente, informa que o Encarregado de Praças e Jardins  Sr Ilauro (Bahiano) fez mudas de oiti para distribuição aos interessados que desejam plantar na calçada.

Estamos na época ideal de plantio de arvores em calçadas.  Conheça motivos fortes para ter uma calçada ecologicamente com árvore.

 

No setor Rural:

·  As árvores evitam ou reduzem a erosão do solo e a contaminação da água;

·  Contribuem às correntes subterrâneas e à manutenção dos rios;

·         As plantações de espécies de rápido crescimento e de rendimento controlado são uma fonte constante de combustível para estufas e usinas;

·         O manejo controlado de florestas são uma fonte sustentável de madeira;

·         As barreiras naturais contra o vento, bem situadas e cuidadas, aumentam significativamente o rendimento das colheitas em comparação com os campos sem proteção, inclusive tendo em conta o espaço ocupado pelas árvores. Criam um micro clima mais favorável para os cultivos, reduzem o efeito do vento e do calor sobre as colheitas e evitam ao mesmo tempo as perdas na camada superior do solo e reduzem as perdas de umidade do mesmo;

·         As barreiras naturais plantadas ao redor das moradias rurais têm muitas vantagens, como a redução dos gastos de calefação e refrigeração, a proteção contra a neve e o vento, o efeito estético e a criação de um novo habitat para a fauna.

·  As árvores que servem de refúgio para a fauna permitem que alguns animais sofram perdas muito menores durante os meses frios do inverno e proporcionam sombra para se proteger do calor do verão.

·  Os bosques tropicais, além de ter um grande valor como habitat para a fauna e como fonte de madeira, têm um valor extraordinário como matéria prima para fármacos. Um de cada quatro produtos farmacêuticos usados no mundo procede de uma planta que cresce num bosque tropical.

·  As árvores oferecem numerosas oportunidades para que aa pessoas dediquem seu tempo de lazer a criar habitat para a fauna.

·  As árvores que crescem junto a rios, ribeirões e lagos baixam a temperatura da água com sua sombra, evitam ou reduzem a erosão das orlas e a formação de lodaçais e melhoram o habitat dos peixes.

 

No setor Urbano:

·  As telas naturais feitas de árvores e arbustos, convenientemente plantadas, reduzem significativamente a poluição acústica nos cruzamentos e vias de grande movimento.

·  Servem de barreira visual.

·  Suavizam os perfis das calçadas.

·  Segundo sua situação, espécie, tamanho e estado, a sombra das árvores pode reduzir os gastos em ar condicionado de residenciais e comerciais entre um 15 e 50 por cento. As árvores são um meio de "refrigeração" natural que reduz a necessidade da construção de diques, centrais hidrelétricas e nucleares.

·  Os arbustos plantados ao redor das casas protegem do vento e da neve e podem reduzir o gasto necessário em calefação em até 30%.

·  A sombra das árvores refresca as ruas e os estacionamentos. As cidades são autênticas "ilhas de calor" que costumam registrar entre 5 e 9 graus a mais de temperatura que as zonas ao seu redor.

·  As árvores e os arbustos de uma zona residencial ou comercial, bem colocados e cuidados, podem aumentar significativamente o valor dos imóveis.

·  As árvores dão beleza e harmonia a qualquer comunidade. Fazem a vida mais agradável, tranqüila, relaxada e supõem um rico legado para futuras gerações.

·  As árvores contribuem para reduzir o estresse no trabalho e aceleram a recuperação dos pacientes hospitalizados.

·  As árvores ajudam-nos a relacionar com nosso legado natural e com nossos valores espirituais e culturais mais profundos.

·  As árvores nos servem para deixar algo de valor às gerações futuras.

 

A Prefeitura Municipal de Echaporã pede a colaboração de todos quando a efetuar podas, solicite a autorização da prefeitura. Mas não aconselhamos efetuar poda em outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril. Para que a planta não sofra e na época do calor tenhamos um microclima diferenciado.

 

ADM 2017 – 2020

Secretária Municipal de Meio Ambiente

 

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro