Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Data: 28/02/2018 Hora: 00:00:00
Reciclagem e as Modificações
Webline Sistemas

Sistema de reciclagem vamos agir.

Echaporã 26 de fevereiro de 2018

Quem recicla ajuda no bem-estar do próximo.

O sistema de reciclagem está sendo realizado provisoriamente pela Associação de Catadores de Materiais recicláveis de Echaporã – “ACATAMARE”, na rua Aldevino A. Oliveira, com Senhor Jorge.

O que é reciclado: Os catadores solicitam que a população faça a separação para ajudar no aumento de matéria prima: Caixa e papelão desmontada, papel, garrafa pet, potinhos de danone, garrafas de vidro, copo, sacos, sacolas, frascos de produtos embalagens de pet, garrafas de óleo, garrafas de vinagre, saquinhos de alimentos, canos, tubos pvc, caneta sem tinta, tampa, embalagens de manteiga ou plásticas, embalagens de produtos de limpeza, embalagens de shampo, prego, cobre, chapa, arame, ferragens, canos, embalagem de marmitex, papel alumínio, latas, tampinhas de garrafa, latas de tinta vazia, enlatados, pote de conserva, jornais, revistas, listas telefônicas, papel sulfite, cadernos, formulários de computador, fotografias, envelopes, rascunhos, cartazes, caixa de pizza, cartolina. Para reciclagem é utilizado colocar em sacos grandes ou caixas e escrever reciclado para facilitar a coleta.

A reciclagem da Cidade está sendo coletada segundas, quartas e sextas.

A reciclagem rural coleta será com o tempo atualizada no Condomínio Altos da Figueira, banco da terra Canaa, Vila Granja Mizumoto, Posto Pinheirão, Posto portal, Catequese será realizada em dia e em pontos especificados e os proprietários rurais que desejarem descartar os reciclados devem efetuar a entrega na sede provisória da associação atrás da aprume.

A Secretaria do Meio Ambiente Nilceia solicita que vidros quebrados possam ser descartados da forma correta sendo:

 1- Envolva bem os pedaços do vidro em várias folhas de jornal ou plástico bolha e coloque em uma caixa de papelão;

2- Outra opção é cortar uma garrafa pet, colocar os pedaços de vidro dentro dela e fechá-la com a parte superior, lembrando-se de vedá-la bem com fita adesiva, para que não abra no caminho;

3- Se o vidro for reciclável, garrafas, como embalagens de bebidas, alimentos, medicamentos e cosméticos, verifique o dia da coleta seletiva do seu bairro e descarte o material junto com o lixo limpo, porém escreva no pacote que o conteúdo é vidro e coloque em uma caixa por favor.

Atenção: Lembramos que: Monitores de TV e computador são lixo eletrônico e não podem ser descartados com o lixo comum ou reciclável. Devolva o equipamento na loja que comprou: TV, pilhas, celulares, chapa de Raio X, pneus, lâmpadas, estes podem ser entregues na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de segunda à sexta, na entrada do prédio tem o local de depositar, apenas para produtos do município, não aceitamos produtos vindo de outro município.

A SMA de Echaporã informa, que o lixo doméstico é levado ao aterro e não há mais como efetuar separação, por este motivo pedimos que a população colabore separando o produto por favor.

Não é reciclado: papel higiênico, fraldas, roupas usadas, tubos de pasta de dente, isopor, espumas, bandeja de plástico, acrílico, cabo de panela, espelho quebrado, embalagem metalizada, saquinhos de extrato de tomate, papel engordurado, saquinho sujo amarrotado, absorvente de carne, papel parafinado, papel carbono, papel celofone, guardanapos, bituca de cigarro, etiquetas adesivas, fita crep ou colante adesiva, louças, óculos, cerâmicas, porcelanas, saquinhos de conserva que dentro for metalizado e restos de alimentos. Esses devem ser bem acomodados em sacos pretos para respectiva coleta do lixo

Embalagens de veneno é responsabilidade plena do comprador o descarte poderá ser feito na agendando através do site:.ARPEV ( cuidado eixar de entregar pode dar problemas com CNPJ ou CPF do comprador)

Compostagem: folhas, podas, guardanapos de papel, restos de frutas, restos de legumes, folhas de alimentos, talos e raspas de alimentos, restos de alimentos,  o produto que resulta da compostagem são largamente utilizada em jardins, hortas, substratos para plantas e na adubação de solo para produção agrícola em geral, como adubo orgânico devolvendo à terra os nutrientes de que necessita, aumentando sua capacidade de retenção de água, permitindo o controle de erosão e evitando o uso de fertilizantes sintéticos. Todos os restos de alimentos, estercos animais, aparas de grama, folhas, galhos, restos de culturas agrícolas, enfim, todo o material de origem animal ou vegetal pode entrar na produção do composto. Não temos coleta de compostagem ainda.

A coleta de lixo urbana: será efetuada em dois caminhões nas segundas, terça, quartas e sextas na área Urbana.

A coleta de lixo rural: Na coleta será em breve atualizada no Condomínio Altos da Figueira, entrada do banco da terra Canaa, Vila Granja Mizumoto, Posto Pinheirão, Posto portal, Catequese será realizada em pontos especificados. 

Em dias de muita chuva solicitamos que entenda que não temos como efetuar a coleta e estaremos efetuando assim que adequar o momento. Feriados não efetuamos coleta.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente fica na Rua Goiás 566 e atende das 8:00 as 11:00 e 13:00 as 17:00 em dias úteis. (18) 33561197

 

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro